A vereadora Teresinha Medeiros (União Brasil) apresentou nesta última terça-feira (07), projeto de lei para instituir o programa de Prevenção e Combate ao Assédio e Violência Sexual nas escolas públicas de Teresina. Segundo a parlamentar, os crimes de violência que acontecem com as mulheres precisam ser punidos com toda a força da lei.
“Entendemos que temos que reeducar nossa sociedade para combater a violência contra a mulher que vem crescendo a cada dia. E um projeto de lei onde professores e pedagogos possam ensinar as crianças e jovens sobre a importância de combater qualquer tipo de prática de violência, principalmente contra as mulheres é de grande ajuda no combate”, explica Teresinha.
Segundo a vereadora, projetos que venham a prevenir e combater esse tipo de crime devem ser iniciados nas escolas.
“Através de campanhas educativas, orientações e acompanhamento, no futuro poderemos evitar casos como o que aconteceu recentemente com uma estudante da universidade Federal do Piauí. Um crime cruel. Não posso me calar diante desses crimes. Então cobro por justiça como todos os piauienses. E apresento este projeto que objetiva mudar a realidade através de prevenção e combate”, destaca a parlamentar.
A vereadora explica o quanto é difícil esse tipo de mudança pois é necessário que toda a sociedade ajude, mas que tudo se inicia com o primeiro passo.
“A violência sexual vem crescendo muito e sendo difícil de combater, mas temos que buscar mecanismos que primeiro puna o agressor, para mostrar a possíveis agressores que o crime não ficará sem punição e buscar reeducar a cultura machista onde, apesar de muitas conquistas em relação aos direitos das mulheres, ainda temos muitas situações que precisam ser combatidas, principalmente com crimes de violência sexual, e a escola é um local onde poderemos ter uma grande ajuda e um forte aliado", explica a vereadora, que ainda destaca a importância da sociedade e das escolas trabalharem em conjuntos para desenvovler o projeto e evitar situações de violencia nesses espaços.
"A educação ainda é a arma mais forte que temos para mudar a cultura. Mas, também precisamos da ajuda das famílias, pois não devemos deixar tudo nas mãos das escolas. Com a união das famílias, sociedade e escola conseguiremos mudar a cultura. Não é uma missão fácil, ao contrário, é bem difícil, mas tudo começa com o primeiro passo. Estou apresentando o projeto e vamos criar na câmara municipal uma comissão para acompanhar casos de violências e cobrar punições e prevenções. Mas precisamos da ajuda de todos. A união faz a força para combater esse tipo de crime”, completa Teresinha Medeiros.