A vereadora e protetora de animais, Thanandra Sarapatinhas, protocolou um Indicativo de Projeto de Lei que permite a Prefeitura de Teresina custear o tratamento para leishmaniose, também conhecido como calazar, em cachorros de tutores em situação de vulnerabilidade na capital.
A proposta da parlamentar estabelece que os tutores que se enquadrem nos critérios pré-estabelecidos possam receber o medicamento, bem como o tratamento veterinário necessário de forma totalmente gratuita, através do Centro de Zoonoses.
A Lei considerará aqueles tutores que recebem até três salários mínimos como pessoas de baixa renda. Segundo Thanandra Sarapatinhas, o objetivo é possibilitar que os cães diagnosticados com calazar recebam tratamento ao invés da eutanásia direta.
“O calazar não é um veredito de morte. Espero que com essa medida possamos evitar os sacrifícios. Já temos tratamentos acessíveis que podem prolongar a vida de nossos pets e certamente dar mais bons anos de convivência entre eles e os tutores”, frisou.