O turismo é uma atividade econômica que movimenta uma longa cadeia produtiva em todo o estado. Pensando em incrementar esse importante setor da economia, a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) o projeto de criação da Zona Franca de Turismo da Grande Teresina (ZFTGT).
De acordo com a deputada Bárbara do Firmino, a ideia principal do projeto é contribuir com todos os municípios que compõem Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, para cada vez mais receberem visitantes movimentando nossa economia. “Queremos fomentar o turismo na região da grande Teresina, assim estaremos gerando emprego e renda para o nosso povo”, complementou.
Através da Zona Franca de Turismo da Grande Teresina (ZFTGT) serão desenvolvidas parcerias com as prefeituras, empresas públicas, privadas e todos os segmentos de turismo. “Essas parcerias, com certeza, irão contribuir para o aumento do PIB do Estado, e consequentemente poderemos construir e promover o desenvolvimento sustentável e integrado do Turismo no Estado, a partir de um panorama real das possibilidades e necessidades” disse.
A criação da ZFTGT será importante para o diagnóstico, planejamento e avalição dos vários aspectos do turismo para uma população estimada de 1.042.443 habitantes e residentes nos municípios da RIDE. “Assim estaremos promovendo a transformação do potencial turístico capaz de permitir a geração de renda nos municípios, das comunidades locais e o fortalecimento do empresariado da região”, complementou.
Receita do Turismo
A receita gerada pelo fluxo turístico em Teresina foi de aproximadamente R$ 381,7 milhões no ano de 2022, segundo dados divulgados pela prefeitura da capital. O valor indica aumento de 31% em relação a 2021, mas que ainda segue abaixo do nível anterior à pandemia.