Proximidade entre Brasil e China não abala relação com EUA, diz Padilha

Ministro Alexandre Padilha diz que Brasil mantém postura multilateral na política externa.

Alexandre Padilha | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, afirmou em entrevista nesta sexta-feira (14) que o Brasil mantém uma postura multilateral em sua política externa, o que não afeta a relação com os Estados Unidos, apesar da aproximação com a China. 

Padilha ressaltou que durante os oito anos em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governou o país, o Brasil ampliou seu comércio exterior para outras regiões do mundo e reduzindo a dependência da economia americana. 

Ministro Alexandre Padilha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No entanto, ele destacou que a relação com os Estados Unidos também cresceu nesse período. Ele ressaltou a importância de o Brasil ser bem recebido tanto pelos Estados Unidos quanto pela China, permitindo a manutenção de agendas de cooperação com ambos os países, sem restrições a uma certa polarização entre os dois pontos da política e da economia mundial. Ele participou de um encontro com lideranças e CEOs associados da Amcham Brasil (Câmara de Comércio da América), em São Paulo. (Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES