Presidente regional do PSD, o deputado federal Júlio César reiterou em entrevista ao Jornal Agora na segunda-feira, 21 de novembro, o convite para que o prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) se filie na legenda. Ademais, pontuou que nos próximos 15 dias pelo menos mais quinze líderes municipais irão aderir ao partido, sendo a maioria deles do Progressistas.
"O Doutor Pessoa já foi do nosso partido e por uma alternativa foi para um partido, depois para outra. Mas a gente sente que ele não é um homem satisfeito no partido que se encontra atualmente, já fizemos um convite, mas ainda sem resposta. Nós estamos nos articulando, temos atualmente 44 prefeitos e estamos nos articulando para receber daqui 15 dias mais quinze prefeitos, que estão fazendo a opção pelo nosso partido. Boa parte (vem do Progressistas)", disse.
O parlamentar piauiense ainda celebrou a primeira exportação da ZPE de Parnaíba, ele que atuou como relator no projeto que facilitou a implantação das Zonas em âmbito nacional. "Esse projeto foi por mim relatado, havia sido aprovado no Senado e na Câmara nós aprimoramos. O sentido dela é fomentar o desenvolvimento de determinadas regiões, determinados municípios."
A proposição possibilitou que o nível de exigência para a instalação das ZPEs diminuísse, tornando-as viáveis, de acordo com ele somente duas estão funcionando até o momento: a do Ceará e do Piauí, no entanto, há outras 14 em fase de implementação. "O projeto foi criado na época do Sarney em 88, mas de 88 até 2012/2015 não foi instalada nenhuma ZPE pelo nível de exigência e havia uma competitividade muito grande com a Zona Franca de Manaus, que ela importa sem pagar imposto, e exporta sem pagar imposto. É o maior privilégio que tem no Brasil hoje essa Zona de Processamento".
ESPAÇOS NA GESTÃO - Júlio César explicou o critério adotado por Rafael Fonteles, governador eleito pelo Piauí, para a montagem do secretariado, indicando que tem convicção que o petista fará o melhor Governo da história do Estado. "O PSD foi fundamental na vitória dessa coligação que nós pertencemos. Nós por pertencer a coligação que mantivemos até a última eleição, em relação ao Rafael, eu acho que o partido deve ter uma participação maior. Mas ele nos disse que o critério vai ser por deputado estadual e não federal, o que nós queremos é que o Rafael faça uma grande administração. Tenho convicção que o Rafael vai ser o melhor governador do Piauí de todos os tempos".