O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, deputado Zeca Dirceu, tomou uma ação legal junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Zé Trovão (PL-SC). Em sua representação enviada à Corte, Dirceu pede uma investigação sobre as ameaças feitas pelo parlamentar bolsonarista contra o presidente.
O documento apresentado menciona um vídeo publicado por Trovão, na última quinta-feira (21), no qual ele manipulou uma fala de Lula para alegar que o presidente estaria defendendo criminosos. No vídeo, Trovão disparou palavras duras e ameaçadoras:
"Ô Lula, seu bandido, seu ladrão! [...] Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão [...] Você tem que passar o resto da sua vida preso, não só você, você e todos que te acompanham, porque bandido, bandido bom é na cadeia ou é morto. Fica aqui meu recado e meu repúdio contra essa fala desse porco nojento", disse o deputado no vídeo, que foi posteriormente apagado.
Segundo Dirceu, as declarações do deputado configuram uma "evidente ameaça, incitação e apologia à morte do chefe do Executivo". O representante do PT ressalta que Trovão, confiante em seu cargo parlamentar, normaliza um discurso de ódio e faz apologia à morte de pessoas, o que caracteriza violência arbitrária.
Dirceu destaca que não se trata apenas de uma "crítica ácida" ou difamação contra uma figura pública, mas sim de uma exaltação enfática à morte do presidente da República, em um tom intimidatório e ameaçador.
Nesse contexto, o deputado do PT solicita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) seja notificada para investigar a conduta de Trovão e que seja instaurada uma investigação criminal sobre as ameaças proferidas pelo parlamentar bolsonarista contra o presidente Lula.
Saiba mais em: Meionorte.com