Queda de Lula resgata teoria fake de que ele morreu e foi trocado por sósia

O acidente doméstico foi o gatilho para reavivar a teoria infundada, que agora está associada a uma suposta declaração do presidente Nicolás Maduro

Teoria da conspiração | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Logo após o acidente do presidente Lula (PT) no Palácio da Alvorada, no sábado (19), teorias da conspiração foram ressuscitadas nas redes sociais. A mais notória delas são as alegações de que Lula teria morrido e sido substituído por uma sósia, uma mentira que circula desde 2022, após sua vitória nas eleições. As notícias falsas voltaram a ganhar força com vídeos e postagens no TikTok, onde os usuários afirmam acreditar na história.

O acidente de Lula ocorreu enquanto ele cortava uma unha do pé e caía no banheiro, causando um traumatismo craniano. Ele foi levado ao Hospital Sírio-Libanês e passou por exames, recebendo alta logo após. O médico Roberto Kalil afirmou que o presidente está bem, embora o caso tenha sido sério. O acidente foi o gatilho para reavivar a teoria infundada, que agora está associada a uma suposta declaração do presidente Nicolás Maduro, que não possui fundamento.

cirurgia nas cordas vocais

Essa teoria afirma que Lula teria sido substituído por uma sósia em um complô que envolve o banqueiro Armínio Fraga, os ministros brasileiros e a CIA. A fake news original surgiu em 2022, após Lula passar por uma cirurgia nas cordas vocais, quando internautas alegaram que ele tinha dez dedos em vez de nove. Até políticos como o ex-vice-prefeito de Angra dos Reis, Christiano Alvernaz, chegaram a reforçar essa ideia, mas acabaram recuando.

Embora sem qualquer evidência, a mentira continua circulando nas redes sociais, com alguns usuários informando até testes de DNA como prova. No entanto, Lula segue em Brasília, trabalhando normalmente, e fará novos exames nesta semana para acompanhar a evolução do seu quadro de saúde, conforme afirmou o médico Kalil.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES