Rafael Fonteles e Sejus discutem projetos para o sistema penitenciário

Objetivo é ressocializar os condenados por meio da educação e do trabalho, de forma que não voltem a cometer crimes

Governador e secretário de Justiça discutem projetos para sistema penal | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Rafael Fonteles se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) com o secretário de Justiça do Piauí (Sejus/PI), Carlos Augusto, para discutir a renovação do sistema penitenciário piauiense e a ressocialização de condenados por meio da educação e do trabalho. O secretário de Planejamento (Seplan), Washington Bonfim, também participou da audiência.

Durante a reunião, o governador reforçou a necessidade de adequar a estrutura do sistema penitenciário piauiense de forma que possibilite a reintegração dos condenados à sociedade após o cumprimento de suas penas. “Precisamos dar as condições necessárias para que eles possam ser ressocializados por meio da educação e do trabalho para que possam ter empregos e não voltem a cometer crimes”, disse.

Outra missão da Sejus elencada pelo governador diz respeito à separação dos condenados oriundos de crimes patrimoniais dos que são derivados de crimes contra à vida. “O objetivo é dar o tratamento adequado e individualizado para cada nível de risco que tem dentro do sistema de justiça criminal”, pontuou.

Governador e secretário de Justiça discutem projetos para sistema penal - Foto: Ascom

Rafael Fonteles destacou que várias estratégias estão sendo desenvolvidas para atingir esses objetivos. “Estamos realizando melhorias de infraestrutura no sistema penitenciário, capacitando ainda mais os nossos servidores, desenvolvendo projetos para que possamos ressocializar essas pessoas. Esse é um dos passos para a redução dos índices de criminalidade”, explicou.

O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, afirmou que já existem projetos de ressocialização em curso. “Temos cursos de marcenaria, de bloquete de cimento, de corte e costura, panificação, dentre outros. Vamos implementar esses projetos em todas as unidades para que possamos contribuir com a reintegração dessas pessoas à sociedade, aos seus familiares e ao mercado de trabalho”, finalizou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES