O governador Rafael Fonteles entregou nesta quarta-feira, 8, no Palácio de Karnak, quatro viaturas para delegacias especializadas da mulher, sendo que três ficarão em Teresina e outra vai para o município de Picos.
Fonteles disse que nesta data tão especial, teve o prazer de anunciar ações concretas para atender as demandas de pautas das mulheres e disse que a pauta das mulheres é transversal, perpassa várias secretarias e órgãos.
“Não adianta ter somente uma Secretaria das Mulheres se as outras, com orçamento maior, como a Saúde, Educação e Segurança não tiverem ciência da importância de que cada pública pública envolva uma prioridade para mulher”, disse, enfatizando que na Segurança Pública, o combate à violência, com mais equipamentos e delegacias especializadas, com fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, com a Maria da Penha nas escolas, que é outro projeto importante para educação de jovens e crianças para importância da igualdade de gênero e de oportunidade", ressaltou.
Na área da saúde, o governador destacou ser fundamental a ampliação das maternidades no estado. “Além da Nova Maternidade de Teresina que será entregue em julho, vamos entregar quatro maternidades no interior, como Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba”, informou.
O governador destacou as ações com as agricultoras familiares, o fomento ao crédito e o fortalecimento da agricultura tanto na parte de tecnologia quanto na parte de apoio e da comercialização.
“O apoio ao empreendedorismo feminino com linas de crédito específicas para mulheres empreendedoras, que estão à frente de startups. “O mais importante que a política de promoção de de defesa dos direitos das mulheres é uma política transversal que permeia todas as secretarias”, afirmou.
Governo vai ampliar número de delegacias
O delegado geral, Lucci Keyko, representou o secretário de Segurança, Chico Lucas, diz que o Piauí tem evoluído muito no combate à combate à violência contra a mulher. " O Piauí é o primeiro estado a ter uma delegacia de feminicídio. Temos departamento de proteção à mulher e o estado está no caminho certo e o que precisa ampliar mais é a questão do estímulo à denúncia, que todo mundo denuncie qualquer fato referente à violência doméstica”, diz o delegado.
Lucci Keyjo diz que as viaturas foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da ex-deputada Rejane Dias, cerca de R$ 1,5 milhão. “Temos um saldo remanescente de emenda parlamentar aproximadamente de R$ 800 mil”, disse.
O planejamento é ampliar o número de delegacias especializadas da mulher em todo o estado. “Temos intenção de ampliar tão logo haja contratação de delegados, sobretudo, delegadas. O projeto é inaugurar delegacias especializadas da mulher em Uruçuí e Oeiras para este ano”, diz, enfatizando que dos 18 delegados previstos para contratação neste ano, seis são mulheres.