Na manhã desta sexta-feira (27), o Governo do Estado entregou a reforma do Lar da Criança Maria João de Deus, localizado na Vila Operária, zona Norte de Teresina. O local, administrado pela Secretaria da Assistência Social (Sasc), atende crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social. A reforma permitirá o acolhimento de cerca de 40 crianças, com um investimento total de R$ 6,9 milhões.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância de oferecer um ambiente de qualidade para essas crianças.
"Ideal, é claro que toda criança tenha um lar, tenha uma família para poder garantir o seu desenvolvimento integral pleno, mas em algumas situações, a própria Justiça determina que o estado acolha essas crianças, que em muitos casos são órfãs", afirmou.
Ele ressaltou ainda o compromisso do Estado em garantir que, durante o tempo de acolhimento, as crianças tenham acesso às melhores condições possíveis, com educação, alimentação de qualidade e atividades de lazer.
"Enquanto elas permanecem sob esse cuidado do estado, nós temos que ter um espaço mais perfeito possível para garantir o desenvolvimento integral dessas crianças, com educação, com boa alimentação, com a parte de cultura de esporte de lazer, uma parte também de atenção às crianças com deficiência", completou.
A primeira-dama Isabel Fonteles, que coordena o Pacto pelas Crianças do Piauí, ressaltou a importância simbólica da inauguração.
"Um dia muito importante para essas crianças foi a nossa ação prioritária do pacto pelas crianças do Piauí", disse. Ela também mencionou a relevância da reforma para proporcionar melhores condições de vida às crianças em situação de vulnerabilidade que, por razões diversas, foram afastadas de suas famílias. "Hoje é um dia muito feliz", concluiu.
Como parte da iniciativa de tornar o ambiente mais acolhedor, o projeto “Arte no Lar” contou com a participação de artistas piauienses, que doaram obras e realizaram intervenções artísticas nas áreas internas do abrigo. A curadoria foi realizada por Kalina Rameiro e Eduardo Avelino, e as contribuições artísticas ajudaram a transformar o local em um espaço mais vibrante para as crianças.
A reforma também trouxe melhorias significativas na infraestrutura do Lar da Criança. Entre as novidades, está a instalação de uma "brinquedopraça" com 540 m², equipada com uma pista anti-impactante. O espaço agora conta com biblioteca, sala de TV, auditório e acessibilidade em todos os ambientes. Além disso, o prédio foi mobiliado e climatizado com recursos de R$ 1.055.909,59 provenientes da Secretaria da Educação. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), responsável pela execução da obra, construiu um novo bloco para o atendimento ao público que busca os serviços oferecidos pelo lar.