Rafael Fonteles faz entrega da 1ª etapa da maior obra de saúde pública de Parnaíba

Com essa entrega, o Heda passa a contar com 39 leitos ortopédicos, incluindo camas elétricas, um leito de isolamento e banheiros acessíveis.

O governador Rafael Fonteles (PT) em entrega da primeira etapa da reforma do HEDA | Gabriel Paulino
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, inauguraram neste sábado (28) a reforma e ampliação da enfermaria ortopédica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. Essa intervenção faz parte de uma grande obra que está ampliando o hospital para oferecer serviços de saúde que, até agora, só estão disponíveis em Teresina.

NOVA ESTRUTURA

Com essa entrega, o Heda passa a contar com 39 leitos ortopédicos, incluindo camas elétricas, um leito de isolamento e banheiros acessíveis. A nova estrutura também possui ambientes de apoio, posto de enfermagem, recepção e um quarto para médicos de plantão. O investimento dessa etapa foi de R$ 2 milhões, provenientes do Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal e Tesouro Estadual.

Obra do HEDA vai beneficiar a população de 34 municípios da região, cerca de 600 mil pessoas (Foto: Gabriel Paulino) 

Rafael Fonteles destacou que essa é apenas a primeira fase da maior obra de saúde pública de Parnaíba. “Hoje estamos inaugurando uma parte dessa ampliação, e a outra, que está a todo vapor com previsão de entrega até o final do ano que vem, é a maior obra de saúde pública da história de Parnaíba dos últimos 50 anos”, afirmou o governador.

INVESTIMENTOS

O total de investimentos no Heda será de R$ 48 milhões, incluindo a ampliação dos leitos e a construção de uma nova maternidade com UTI Neonatal e centro cirúrgico obstétrico. “Já começamos a ampliação para separar o hospital geral da parte materno-infantil, que será instalada nos fundos do Heda", explicou o secretário Antonio Luiz.

Ele também mencionou a criação de uma central de diagnóstico, que será inaugurada no próximo mês perto do Heda. “A central permitirá que os pacientes realizem exames sem precisar se deslocar para outros hospitais. Serão oferecidos exames como tomografia, mamografia, ultrassom, raios X e exames laboratoriais", destacou.

O governo estadual visa descentralizar os serviços de saúde de média e alta complexidade (Foto: Gabriel Paulino)

Antonio Luiz ainda anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao lado do Hospital Colônia de Carpina, com previsão de entrega até o início do próximo ano. "Estamos com o projeto pronto para construir, até o começo do ano que vem, uma UPA ao lado do Hospital Colônia de Carpina", afirmou.

Descentralização da saúde

Rafael Fonteles reforçou que o objetivo do governo estadual é expandir os serviços de saúde de média e alta complexidade, descentralizando o atendimento e reduzindo a necessidade de deslocamento para Teresina. 

“Parnaíba é o polo dessa região norte do estado. A nossa decisão de governo foi que essas sedes de macrorregião, como Parnaíba, Picos e Floriano, tenham os mesmos serviços de saúde disponíveis em Teresina, para descentralizar efetivamente o atendimento de alta e média complexidade no Piauí”, disse o governador.

Jônatas Melo, Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destacou que a obra do Heda vai beneficiar cerca de 600 mil pessoas de 34 municípios, de Parnaíba até Piripiri. "O governador decidiu trazer praticamente toda a estrutura de Teresina para Parnaíba, garantindo atendimento de qualidade e evitando o deslocamento da população para a capital", concluiu.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES