Na primeira reunião de trabalho dos governadores com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para esta sexta-feira, 27, o governador Rafael Fonteles informou que haverá uma prévia nesta quinta-feira, 26, às 17h, em Brasília. Na pauta desse encontro, Fonteles destacou as obras não concluídas que o presidente da República quer abordar.
"Vamos levar a pauta fiscal para o presidente", disse, enfatizando que são várias questões econômicas e fiscais que impactam nas fianças dos estados e municípios de projetos aprovados que geram despesas e, inclusive, o Congresso Nacional aprovou lei que proíbe aprovar medidas que geram despesas sem indicar a fonte de custeio. "O piso da Enfermagem, que concordamos, foi aprovado e tem que ter a fonte", disse.
Rafael Fonteles disse que aproveitará a reunião com o Presidente para focar no que é mais importante. "Ao meu ver o tema mais relevante são as questões fiscais que envolve as receitas dos estados", disse, enfatizando que o Piauí ao longo de 12 meses perdeu cerca de R$ 1,2 bilhão, o que pode afetar os investimentos e as políticas públicas que precisam de recursos.
O governador ressaltou que as contas do Estado, como a folha de pagamento, o custeio do estado, os serviços básicos, têm seus recursos garantidos e não serão afetados. "No entanto, queremos ter as condições de fazer os investimentos necessários que nos comprometemos durante a campanha", disse, reafirmando que vai levar para a reunião com o presidente a pauta fiscal.