Na missão de comandar os rumos do Piauí pelos próximo quadriênio, o matemático Rafael Fonteles (PT) tomou posse na manhã desse domingo (1°) como governador, aos 37 anos de idade, um dos mais jovens da história local.
Ao assumir oficialmente o Executivo, Fonteles disse que pautará sua gestão na justiça social, geração de emprego, segurança pública e desenvolvimento econômico. O governador Rafael Fonteles (PT) detalhou que pretende gerar 80 mil novos empregos e colocar o Piauí na "série A" dos Estados brasileiros.
Fonteles ainda elencou que sente orgulho de ser conhecido como "Rafael do Nazareno", "Rafael de Lula", "Rafael do Piauí", reforçando as suas raízes. Ele agradeceu ainda os mais de 1,1 milhão de votos que obteve no pleito de outubro, quando foi eleito em primeiro turno.
Quando citou a família, Rafael se emocionou, lembrando que a sua avó afirmava que ele seria governador do Piauí. "Em especial agradeço meus pais, Nereida e Nazareno pelos valores cristãos que me passaram desde pequenos, e especialmente de que a política só existe se for instrumento social e segundo, entregar a decisão nas mãos de Deus. Muito obrigado, pai por esses ensinamentos".
O governador complementou. "Posso dizer que sou o Rafael do Nazareno Fonteles, da Nereida, também me orgulho de ser conhecido como Rafael do Lula, Rafael do Wellington, Rafael da Regina, Rafael do Partido dos Trabalhadores, assim como me orgulho de ser o Rafael do Piauí", disse.
Rafael frisou que sonha com um Piauí grande, desenvolvido. "Nosso propósito é levar o Piauí para a série a dos Estados brasileiros, nosso plano de Governo traz esse compromisso expresso, é um plano de Governo não apenas racional, mas com um olhar humano, uma grande expressão do Piauí que queremos, um estado que segue em frente sem deixar ninguém para trás, sonhamos com um Piauí grande, com cada vez mais oportunidade ao nosso povo".
Deixando o Governo e assumindo a partir de agora a missão de ser secretária de Assistência Social, Regina Sousa citou "o peso da faixa", ela foi homenageada com uma Menção Honrosa pelos serviços prestados no comando da administração piauiense.
Em seu pronunciamento, Regina Sousa enalteceu ainda o trabalho social, especialmente na garantia de uma vida mais digna, da subsistência, e de uma moradia de qualidade para os piauienses. Por sua vez, Themistocles Filho, vice-governador do Piauí, mostrou alinhamento com Rafael, destacando que ele será o 'melhor governador da história do Piauí'.
Ele frisou o currículo do companheiro de Karnak, reiterando ainda que Fonteles é o primeiro governante nascido em Teresina. A solenidade encerrou por volta das 10h30, para que Rafael possa participar da posse de Lula em Brasília.