O site Ranking dos Políticos divulgou, na última semana, mais um levantamento sobre os políticos brasileiros. O grupo é uma iniciativa da sociedade civil que, desde 2011, avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os de acordo com os critérios de combate aos privilégios, aos desperdícios e à corrupção no poder público.
Para apurar isso, o site utiliza os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso. Todos os dados apresentados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça.
Quem lidera o ranking de melhor político do país, é o senador da Paraíba, Efraim Filho, do União Brasil. Efraim reuniu 9,34 pontos. Ele foi eleito senador com 617.477 votos. Em segundo, está a deputada federal Adriana Ventura, do partido Novo de São Paulo, com 9,10 pontos.
Confira os demais primeiros colocados:
Já entre os parlamentares com menos transparência nos dados de ações, está o deputado federal carioca Lindbergh Farias, do PT. Ele não alcançou pontuação pelo site. Essa foi a mesma situação do senador Cid Gomes, do PDT do Ceará.
Confira os demais últimos colocados: