Regina Sousa entrega títulos de terras e diz que ação é uma das prioridades

. “Não há coisa que eu faça com mais gosto do que entregar títulos de terra, porque eu já fui uma sem-terra.

Entrega de títulos de terras | Gabriel Paulino
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Como uma de suas principais prioridades no comando do Estado, a governadora Regina Sousa entregou, nesta quarta-feira (13), títulos de terra para cerca de 400 famílias dos assentamentos Fazenda Soares, Mundo Novo e Recanto de Santo Antônio, zona rural de Teresina. 

Para a governadora, até o final do ano diversos títulos serão entregues. “Não há coisa que eu faça com mais gosto do que entregar títulos de terra, porque eu já fui uma sem-terra. As pessoas acham que grandes obras são apenas em cimento, mas isso é uma grande obra, pois representa liberdade. Não tem preço, ninguém mais vai ameaçar a sua paz e ninguém poderá tomar a sua terra”, disse Regina.

Compra de alimentos da agricultura familiar

Segundo Regina Sousa, a Fazenda Soares tem sido um exemplo para agricultura familiar, de produção e agora ganha a certidão de nascimento. "Agora a terra é deles para poder usar, fazer empréstimo nos bancos", disse, enfatizando que até o começo de maio vai lançar programa para que a agricultor familiar possa vender produção para escolas e a meta é ampliar para R$ 10 milhões o recurso para o programa de aquisição de alimentos por parte do Estado e distribuição para escolas.

Os títulos de terra são entregues por todo o Piauí pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras (Interpi). “O governo é para beneficiar as pessoas que mais necessitam e os agricultores familiares do Piauí não tinham terra, precisavam disso para ter dignidade, possibilidade de desenvolvimento e a segurança de que deixarão alguma coisa para seus filhos”, pontuou o diretor do Interpi, Chico Lucas, enfatizando que o Interpi entregou títulos para comunidades indígenas e para produtores dos Cerrados e a meta é beneficar cerca de 20 mil pessoas até o final do ano.

De acordo com a gestora da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconceles, os títulos proporcionam autonomia às famílias. “Essa ação é fundamental para as famílias. A partir do documento, da regularização fundiária, essas famílias passam a ter autonomia para adquirir financiamentos e projetos para que a produção possa se efetivar justamente nessas áreas”, afirmou.

Durante a solenidade de entrega dos títulos de terra, a governadora Regina Sousa ainda assinou a ordem de serviço para construção de um viveiro de mudas de caju anão precoce no assentamento Mundo Novo, com investimentos de R$340 mil, com 2 hectares e com capacidade de produção de 1 milhão de mudas por ano.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES