Francisca das Chagas da Trindade (PT-PI), de 37 anos, foi a deputada federal mais votada da história do Piauí, com 165.190 votos. Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, Francisca já possuía uma longa trajetória política, iniciada em 1985 ao filiar-se ao Partido dos Trabalhadores e ajudar a organizar o partido no estado. Sete anos depois, foi eleita suplente de vereadora, exercendo dois mandatos, e em 1998, tornou-se a deputada estadual mais votada de Teresina. Em 2000, foi candidata à vice-prefeitura da capital.
Francisca foi autora de dezenas de projetos de lei em defesa dos direitos humanos e participou da elaboração de políticas públicas, defendendo a moralização do Poder Legislativo. Em 1999, destacou-se como a parlamentar mais atuante do Piauí, de acordo com uma pesquisa local.
Infelizmente, a trajetória de Francisca foi interrompida em 27 de julho de 2003, quando faleceu vítima de aneurisma cerebral. Seu velório e enterro, realizados em Teresina, foram acompanhados por cerca de 120 mil pessoas.