A discussão em torno da retomada das atividades no Piauí ganhou um novo capítulo na quinta-feira, 30 de abril, com a prorrogação do decreto que estabelece o isolamento social; com isto, o governador também esclareceu o debate envolvendo a retomada da rede de educação, com previsão pelo Comitê Emergencial para o dia 31 de julho. Porém, Dias aponta para a viabilidade do ensino por meio virtual.
“No meio disso aprovamos que a rede de educação a previsão é 31 de julho, a rede de educação pode funcionar no modelo de educação virtual, através da tecnologia, caberá ao comitê avaliar algumas questões específicas. Foram apresentadas por vários setores propostas, e todas elas serão apreciadas pelo Comitê. Quem vai dizer o momento de sair é nossa capacidade de manter o isolamento, então a proposta de quem não está nos serviços essenciais, a regra é ficar em casa e seguir todos os cuidados de higiene, sair de casa usar a máscara obrigatória”, afirmou.
Também ficou definida a criação de um protocolo de fiscalização, a medida vai de encontro com a exigência de organizações como o Ministério Público, no sentido de evitar ações desastrosas como a ocorrida no bairro Parque Piauí, onde um comerciante passou mal.
“Foi estabelecido estes critérios de avaliação, aprovados por unanimidade e um protocolo integrado para garantir as condições de fiscalização em 224 municípios. O resumo ainda continua em crescimento, há a necessidade de cuidarmos para evitar uma expansão brusca, não podemos relaxar, seguimos um critério técnico, é um colegiado que teve um parecer na linha da ciência e com base nisso tomamos uma decisão, a proposta do Comitê era até o dia 30, mas depois se discutiu ao dia 21 com um acompanhamento mensal e com base nisso uma tomada de decisão para frente”, concluiu.