O secretário de Finanças e vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB), concedeu entrevista nesta segunda-feira (17) ao Jogo do Poder, na Rede Meio Norte. Na ocasião, o gestor trouxe novidades sobre a polêmica envolvendo os contratos da cultura, pontuando que se reuniu com o maestro Aurélio Melo e terá um novo encontro amanhã (18) para definir se a atual modelagem será mantida até dezembro, ou se haverá uma migração imediata para o novo sistema, em que o pagamento dos artistas não ocorrerá por meio de associações.
"Ao todo dá 650 e pouco mil por mês, está suspenso só até amanhã, fiquei de voltar a ter uma conversa com o maestro Aurélio, para definir se ficamos até dezembro nesse modelo, ou se migramos para o novo modelo".
Rios indicou que os trabalhadores da cultura não serão prejudicados. "Eles continuarão tendo o mesmo salário ou mais, continuam tendo previdência e o plano de saúde pois vamos pagar, queremos acrescentar a isso a bolsa".
Respondendo ao ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), Robert Rios disse que não aceita o desafio de uma luta física, explicitando que não confia nele. Além do mais, chamou o tucano de 'mentiroso', 'pinguço', acirrando ainda mais os ânimos. "Eu quero respeito, nunca lhe ameacei fisicamente, não conheço bar do mijo, eu vou a todos os bares, diferente do Dr Sílvio eu bebo, bebo bem, agora o que já bebi junto com o Sílvio dá para afogar um jacaré, agora fica esse mentiroso na televisão dizendo que não bebe, bebe, enchia a cara várias vezes comigo, tá mentindo, eu pensei que o senhor frequentava era o bar da b****, não era do mijo não", disse.
Cronologia da polêmica na cultura
O vice-prefeito explicou como se deu a decisão pela não renovação dos contratos com as associações. De acordo com ele, o objetivo é melhorar a vida dos artistas no município. "Sou amigo do maestro há mais de 40 anos, um amigo querido, mas deixa eu dizer quando começou a coisa: fui procurado na Prefeitura por um casal que disse que administrava a associação, e a esposa era contadora, e reclamando que a FMC queria mudar a contadora, e eu fui analisar o contrato vi que cria-se a Associação dos Amigos da Orquestra, em 2010 um decreto do ex-prefeito Sílvio Mendes passou a essa associação toda a responsabilidade por pagamentos, achamos que isso não é regular, porque não tem uma Secretaria de Cultura em Teresina, tem uma Fundação, então se é uma Fundação poderíamos fazer o pagamento direto".
Ponto de preocupação dos artistas: previdência e plano de saúde, Robert Rios sinalizou que a Prefeitura dará subsídios para que eles possam arcar com tais despesas.
"Podemos de forma direta pagar os músicos, acrescentar o dinheiro necessário para que possam pagar sua própria previdência social, seu próprio plano de saúde, a ideia é melhorar a vida do músico e inserir mais artistas".
Por fim, o secretário de finanças sinalizou que enviará um projeto de lei para a Câmara Municipal de Teresina criando uma bolsa de incentivo para jovens artistas. "Hoje conversei com o maestro Aurélio, uma conversa fraterna e ele queria que continuasse até dezembro, eu não quero mal nenhum, vamos mandar uma lei para a Câmara criando bolsas para que o lei possa aprender, podemos também ajudar as pessoas que gostam de cultura, de arte, incentivar através de bolsa".
VÍDEO - Sílvio escreve que não teme Robert nem fisicamente:
Conflito com Sílvio Mendes
Respondendo ao ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), Robert Rios disse que não aceita o desafio de uma luta física, explicitando que não confia nele. Além do mais, chamou o tucano de 'mentiroso', 'pinguço', acirrando ainda mais os ânimos.
Eu não aceito o desafio, não aceito o duelo, tenho medo do senhor, que é capaz de me dar um tiro nas costas. Vá procurar um moleque da sua área, eu não transo violência, eu não transo luta física, o senhor me respeite, o senhor é um blefe, quer dar um de padre, mas não respeita nem os mandamentos. Quer brigar chame aquele médico que lhe deu um tapa na cara.
"Eu quero respeito, nunca lhe ameacei fisicamente, não conheço bar do mijo, eu vou a todos os bares, diferente do Dr Sílvio eu bebo, bebo bem, agora o que já bebi junto com o Sílvio dá para afogar um jacaré, agora fica esse mentiroso na televisão dizendo que não bebe, bebe, enchia a cara várias vezes comigo, tá mentindo, eu pensei que o senhor frequentava era o bar da b****, não era do mijo não", disse.