Saiba em detalhes o que Lula trará na bagagem para o Piauí; Caravana reúne 3 mil

Para o evento, vieram ao Piauí cerca de 300 técnicos de 43 órgãos federais para reuniões com gestores estaduais e dos 224 municípios

Caravana Federativa chega no Piauí | Raíssa Moraes
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Aproximadamente três mil gestores públicos do Piauí, incluindo prefeitos, parlamentares, assessores e secretários, se inscreveram para participar da 10ª Caravana Federativa, que teve início nesta quinta-feira, dia 20, e se estende até sexta-feira, dia 21, em Teresina. Para o evento, vieram ao Piauí cerca de 300 técnicos de 43 órgãos federais para reuniões com gestores estaduais e dos 224 municípios.

Segundo o secretário de Governo, Marcelo Noleto, o evento contará com a presença de representantes de 35 ministérios, cinco autarquias e três bancos oficiais: Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. A Caravana será realizada no Centro de Convenções de Teresina.

Juliana Carneiro, secretária de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, destacou que a vinda da Caravana Federativa ao Piauí é a mostra do apreço e carinho que o presidente Lula tem pelo Piauí. 

"Cada um de nós, servidores e trabalhadores do governo federal, estamos aqui em Teresina sob um comando do nosso presidente Lula, que é o de reconstruir todas as pontes, com todas as prefeituras de todo o país, para melhorar a vida do povo brasileiro. E o comando do presidente é construir pontes, porque ele sabe, assim como todo o Nordeste sabe, como há quem agiu e continua agindo para dividir o Brasil. O presidente Lula quer unir o nosso povo e isso só será possível com o apoio de todas as prefeituras e de todos os prefeitos".

Presença de Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, estarão presentes no encerramento da Caravana Federativa do Piauí, na sexta-feira (21/6). Um dos destaques do evento será a liberação de crédito simplificado pela Caixa Econômica Federal para estados e municípios investirem em iniciativas de governo digital. Essa medida faz parte da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), que será lançada durante o evento.

A ENGD é um conjunto de diretrizes estratégicas destinadas a coordenar e direcionar as iniciativas de governo digital em todos os níveis da Federação, com o objetivo de tornar o Estado mais inclusivo, eficiente e inteligente. Em 2023, diversas oficinas presenciais e eventos remotos foram realizados em todo o país, envolvendo quase 900 participantes de instituições governamentais e não governamentais.

Imóvel da Gente

Durante a Caravana, serão cedidos terrenos públicos da União no Piauí através do Programa Imóvel da Gente. Esses terrenos serão destinados à consolidação do Complexo Portuário e Industrial, construção do Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, instalação da Fiocruz do Sertão, e nova sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal.

O Programa Imóvel da Gente visa a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, considerando a função social e ambiental dos terrenos, e promovendo o diálogo entre os diferentes níveis de governo e a sociedade, beneficiando a população.

Soluções compartilhadas

Outra parceria estabelecida na Caravana Federativa do Piauí é a implementação de um conjunto de 30 serviços de melhoria da gestão pública através do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). Serão disponibilizadas gratuitamente soluções tecnológicas e cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), visando tornar o uso dessas soluções mais eficaz, economizar recursos e aumentar a eficiência do estado. Uma das ações previstas é a implementação de uma cota de 8% para a contratação de mulheres em situação de violência no estado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES