Aposentados e pensionistas do Senado Federal agora podem utilizar a Prova de Vida digital do GOV.BR. A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), deve atingir cerca de 5.500 pessoas vinculadas ao Senado, trazendo mais comodidade para os usuários que não precisarão mais se deslocar até uma agência.
O QUE É? A Prova de Vida é um serviço do Governo Federal que serve para comprovar que a pessoa ainda está viva, e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário.
“Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, compartilhamos, sem custo algum, a solução do Governo Federal com órgãos de outros poderes e com entes da federação”, afirma o secretário de governo digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “O processo é muito simples e a Prova de Vida é realizada no aplicativo GOV.BR, por meio do reconhecimento facial”, explica.
ANTES DA MUDANÇA: Antes dessa iniciativa os aposentados tinham de ir até o órgão pagador para ser atendido ou, realizar a prova de vida nos terminais de autoatendimento de seu banco.
“Agora, tudo é mais simples e direto pelo celular, evitando a perda de tempo e de recursos com deslocamentos que hoje são desnecessários”, complementa Mascarenhas.
Confira o passo a passo para realizar a Prova de Vida digital:
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
- Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
- Após logar no aplicativo, na tela inicial, em "Serviços", clique em "Prova de vida";
- Na tela "Histórico de Prova de vida", selecione a "Prova de vida pendente";
- Na tela "Autorização", clique em "Autorizar";
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em "OK";
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para "Autorizado"; e
- Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.