Na abertura do Ano Legislativo realizado nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, o governador Wellington Dias fez a leitura da mensagem, apresentou balanço de ações em 2021 e as projeções para 2022.
"Por 16 vezes venho aqui pessoalmente e neste ano, diferente, já que é o último ano do mandato conferido a mim, temos enfrentando momentos de grandes desafios em que o Piauí dá exemplo ao Brasil com a vacinação", disse. Na sua fala, o governador destacou os avanços da ômicron e acredita que assim como agora na região norte do País há uma tendência de queda, espera que o Nordeste entre nessa fase de queda de transmissibilidade nos próximos dias.
Crescimento no IDH
O governador relembrou o período em que assumiu, pela primeira vez, o comando do Estado e disse que valeu a pena. Hoje, o Piauí, segundo índice do Caged, tem um dos índices mais baixos na taxa de desemprego do Nordeste e foi um estado que cresceu em número de empreendedores, evoluiu na geração de energia renovável. "Estamos entregando um estado mais desenvolvido", disse Wellington, declarando que em 2003, o Piauí tinha um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 0,3, muito baixo. Em 2020, a projeção de 0,7, o que configura alto desenvolvimento.
Wellington destacou a integração entre União, Estados e Municípios, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e os setores público e privado. "Esse 2022 é diferente de todos os anos, além de estar aqui na condição de governador no último ano de mandato, saímos de cabeça erguida por entregar um estado diferente do que recebeu", declara.
O governador deixa claro que trabalha para melhoria de renda e garantir condições de emprego e que a melhoria na qualidade de vida ocorreu também pela rede de proteção que foi criada pelo Governo do Estado, como o cartão social, o programa de alfabetização.
Além de trabalhar o social, Wellington destacou ainda o investimento na estrutura dos municípios, com interligação de todas as cidades por asfalto, a ampliação de hospitais regionais, reformas de escolas, construção de matadouros e mercados públicos. Na saúde, o Piauí saiu da condição de duas regionais de saúde para 8, no padrão do Ministério da Saúde, com alta complexidade.
Desenvolvimento, Educação e Exportação
Wellington Dias também falou da ampliação do ensino técnico nos municípios e a educação superior em praticamente todos os municípios, a descentralização do Corpo de Bombeiros, da Segurança, com mais quartéis.
Na balança comercial, o governador falou que o Piauí exportou em 2021 cerca de US$ 854 milhões e em 2022, a perspectiva é exportar mais de US$ 1 bilhão.
Wellington também destacou que já fez planejamento com a Equatorial para completar energia elétrica em todas as residências do estado. "Estamos com a maior rede de fibra óptica, interligando todos os municípios e estamos prontos para o 5G".