O Ministério da Saúde adiantou a liberação de R$ 83 milhões em emendas da Comissão de Saúde para o estado do Rio Grande do Sul,atendendo a uma solicitação do deputado Dr. Francisco (PT/PI). As medidas foram tomadas após o presidente Lula anunciar a liberação de emendas individuais e de bancada dos parlamentares gaúchos.
O QUE ACONTECEU: As portarias, assinadas pela ministra Nísia Trindade e publicadas no Diário Oficial da União com os números 3722, 3723, 3737 e 3738, datadas de 06/05/24 e 07/05/24, destinam os recursos para o incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde nos municípios do estado afetados pelas inundações.
RECURSOS: O deputado Dr. Francisco enfatizou que os mais de R$ 600 milhões, somando-se às emendas individuais e de bancada, serão direcionados especificamente para a saúde, visando mitigar o impacto do desastre climático e ajudar as famílias afetadas. Essa medida demonstra a resposta ágil do governo federal diante das necessidades emergenciais enfrentadas pela região.