O secretário de governo da Prefeitura de Teresina, Michel Saldanha, afirmou nesta quarta-feira, 15, que o prefeito Dr. Pessoa tem se debruçado sobre a questão do transporte público desde que assumiu o cargo.
“O prefeito Dr. Pessoa tem se debruçado sobre a questão do transporte público desde que assumiu o cargo, nós tentamos juntamente com toda a equipe viabilizar todos os meios necessários para que essa solução pudesse acontecer da maneira mais rápida possível”.
Segundo Saldanha, a situação é complexa e trata-se de um tema extremamente difícil de ser resolvido, razão pela qual gestores do passado que tiveram a oportunidade de comandar a cidade por mais de uma vez não conseguiram tratar essa temática da maneira adequada.
“Nós estamos trabalhando intensamente, eu pessoalmente antes como secretário executivo e agora como secretário de Governo estou tratando dessa questão e nós, sem dúvida nenhuma, teremos encaminhamentos em breve para a solução”.
Sobre o apoio do Governo do Estado, o secretário diz que a Prefeitura, sem dúvida nenhuma, recebe com bons olhos é uma demanda que o prefeito já tinha tratado com o próprio ex-governador Wellington Dias, com a ex-governadora Regina Sousa dessa participação do Estado, isso é natural esse é um problema que não passa única e exclusivamente pela responsabilidade da Prefeitura que é muito grande, mas os outros entes federados precisam também comparecer.
Saldanha disse que essa sinalização do Governo do Estado é bem-vinda, seja o IPVA. “Até sugiro que mais amplo, IPVA 100% não só para ônibus novos, mas para frota que já existe para que o benefício seja mais rápido, o ICMS sobre pneus e insumos e sem falar na questão do pagamento da gratuidade dos estudantes, oficiais de Justiça, policiais civis e militares, agentes penitenciários. É importante que o Estado reconheça a necessidade de participação dessa movimentação, pois esse é um problema grave e a Prefeitura nunca se furtou a resolver”, diz.
Para o secretário, as medidas anunciadas pelo governador Rafael Fonteles, sozinhas, não resolvem o problema. “Essas medidas terão impacto, mas não resolvem porque os problemas no sistema são muito mais amplos. Temos uma situação relacionada ao aporte financeiro e hoje a Prefeitura já está aportando cerca de R$ 1,5 milhão para tentar fazer com que o transporte possa funcionar de maneira mais adequada possível, inclusive, numa perspectiva de que a gente possa apresentar um planejamento para retomada desse processo”, explica, enfatizando que o prefeito Dr. Pessoa já sinalizou um prazo específico.
O secretário falou ainda ser importante ter, além do Governo do Estado, ter o Governo Federal, pois existe a gratuidade dos idosos.
Relatório dos vereadores
O secretário destacou que o prefeito recebeu a proposta feita pelos vereadores e elas serão avaliadas com critério. “Essa situação não é vista no aspecto exclusivamente financeiro. Olhamos para os aspectos financeiros, jurídicos e sociais”, relata, enfatizando que qualquer decisão tomada pela Prefeitura tem implicações na esfera social.
Saldanha informou também que busca um canal de comunicação com empresários para a busca de uma solução.
“Estamos fazendo avaliação no aspecto financeiro e jurídico. As soluções viáveis, o Prefeito Dr. Pessoa tem se colocado à disposição e estamos trabalhando por uma solução o mais breve possível”, disse, enfatizando que nas últimas semanas já houve avanços e os problemas são discutidos intensamente para que o prazo de 90 dias colocados pelo prefeito seja cumprido..