A sede do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Diadema, São Paulo, foi alvo de um ataque na manhã desta terça-feira (14). O local foi invadido, objetos foram furtados e todas as dependências depredadas. Fotos do presidente Lula e da ex-presidenta Dilma Rousseff foram vandalizadas durante o ato. A Polícia Civil iniciou a investigação do caso e requisitou perícia para coletar impressões digitais e tentar identificar os responsáveis.
Em nota oficial
O PT de Diadema lamentou o ocorrido e destacou que, embora ainda não sejam conhecidas as motivações do crime, o ataque representa uma agressão à liberdade política e ao direito de organização dos partidos. O partido também reafirmou que atos como esse ferem a democracia e a prática política legítima em qualquer contexto.
Deputados
A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) se manifestou em solidariedade à legenda em Diadema e cobrou das autoridades uma investigação rigorosa. Os parlamentares petistas pediram que o caso fosse esclarecido de forma célere, considerando a gravidade do ataque à liberdade partidária e à autonomia do partido.
Boletim
A Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Civil registrou o boletim de ocorrência e já iniciou as investigações. Além do furto de equipamentos, como computadores e impressora, as paredes do diretório foram danificadas com tinta, reforçando a natureza deliberada e simbólica do ato de vandalismo.