Sem Biden, G20 no Brasil retoma tradição e tem foto oficial da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

O Rio de Janeiro retomou uma tradição importante do G20, a “foto de família”, que havia sido ausente nas duas últimas edições do evento, sem Biden e Putin.

Foto oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. | Ricardo Stuckert/PR
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Rio de Janeiro retomou uma tradição importante do G20, a "foto de família", que havia sido ausente nas duas últimas edições do evento. Por volta das 15h40 desta segunda-feira (18), líderes mundiais posaram para a foto oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com o icônico Pão de Açúcar ao fundo, nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM). A foto foi um dos momentos simbólicos da cúpula e uma vitória diplomática para o Brasil.

ATRASOS E AUSÊNCIAS

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, chegaram atrasados à sessão de fotos. Ambos estavam reunidos antes com outros líderes, e, por isso, não participaram do registro inicial. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também se atrasou, mas todos chegaram logo após, como mostrado nas imagens.

FOTO SEM PUTIN

A foto oficial, que teve a participação de Sergey Lavrov, ministro de Relações Exteriores da Rússia (no lugar de Vladimir Putin), foi cuidadosamente planejada para evitar polêmicas diplomáticas. Em cúpulas anteriores, a presença de líderes russos foi um tema sensível, especialmente após a invasão da Ucrânia, e os organizadores preferiram não realizar a foto em 2022 e 2023 para não parecerem coniventes com o conflito.

IMPORTÂNCIA DA FOTO

A retomada da "foto de família" no G20 é considerada uma vitória simbólica para o governo brasileiro. Especialistas em política internacional, como Paulo Velasco, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), destacam que imagens como essa são cruciais para demonstrar união e diálogo entre as lideranças globais, especialmente em um momento de crescente divisão no cenário internacional.

“O Brasil tem a expectativa de conseguir a aprovação consensual de algumas iniciativas — especialmente a Aliança Global contra a Fome à Pobreza. Então, se houver um documento que inclua este tipo de medida prática, poderemos dizer que que será uma cúpula com resultados mais concretos do que as últimas duas”, frisou Velasco.

 Para Maurício Santoro, cientista político ouvido pelo g1, a foto representa o esforço do Brasil em retomar seu protagonismo diplomático.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES