Sem presidentes de Poderes, Lula faz ato para lembrar os ataques golpistas do 8/1

No evento, a primeira-dama Janja Lula da Silva destacou que os acontecimentos de 8 de janeiro representam um alerta para a importância da democracia no país

Lula faz ato para lembrar os ataques golpistas do 8/1 | Brenno Carvalho/Agência O Globo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em evento no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (8), o presidente Lula (PT) discursou para lembrar os dois anos dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Embora o evento tenha contado com a presença de representantes do governo, STF e Congresso Nacional, os presidentes das outras instituições estiveram ausentes devido a viagens fora de Brasília.

Ausências Notáveis

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não compareceram. O senador Veneziano Vital do Rêgo, primeiro vice-presidente do Senado, representou Pacheco, enquanto a deputada Maria do Rosário (PT-RS) substituiu Lira. Já Barroso foi substituído pelos vice-presidentes do STF, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

No evento, a primeira-dama Janja Lula da Silva destacou que os acontecimentos de 8 de janeiro representam um alerta para a importância da democracia no país. “O país não aceita mais o autoritarismo. O que aconteceu nessa Praça dos Três Poderes precisa estar na memória do país como um alerta de que a democracia deve ser defendida diariamente”, afirmou.

Além do evento no Palácio, Lula assinou o decreto que cria o Prêmio Eunice de Paiva de Defesa da Democracia. A premiação visa homenagear pessoas que desenvolveram significativamente para a preservação e fortalecimento da democracia no Brasil. O evento também contou com uma exibição de obras de arte restauradas após serem vandalizadas durante os ataques, incluindo o relógio de Balthazar Martinot, restaurado na Suíça.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES