O plenário do Senado deve começar a discutir nesta quarta-feira (8) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. Se houver acordo, o texto pode ser votado em primeiro turno ainda nesta quarta. Após passar pelo plenário, esse projeto terá que voltar à Câmara por conta das alterações feitas pelos senadores.
Diante desse cenário, grandes empresas brasileiras decidiram compartilhar um manifesto, intitulado de carta aberta direcionado não só aos senadores que devem votar a matéria, mas também para a população em geral tomar conhecimento da necessidade da aprovação da reforma e o posicionamento do setor industrial.
O texto inicia afirmando que a reforma tributária é importante para o Brasil e para os brasileiros. Promovida por empresas do ramo automotivo, a carta aberta alega que o setor é responsável por 20% do PIB industrial brasileiro e que seria prejudicada com os itens presentes no parágrafos 3, 4 e 5 do artigo 19 da reforma.
O trecho em questão aponta para uma queda, de acordo com as empresas, no campo tecnológico e ambiental, além de construir uma renúncia fiscal, considerada como prejudicial pelas empresas para o desenvolvimento do país. O manifesto solicita ainda que o texto aprovado seja "justo e isonômico".
Confira o manifesto na íntegra: