A procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Leila Barros, e a líder da Bancada Feminina na Casa, senadora Eliziane Gama, emitiram Nota de Repúdio conjunta neste sábado sobre as declarações do deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”.
“São repugnantes, asquerosas e uma das maiores indignidades que já vimos. Agridem as mulheres, envergonham o Brasil, enxovalham a política. Pior, foram feitas em um contexto de guerra e dor. As palavras do deputado evidenciam que o machismo é um dado cultural que ultrapassa classes sociais e ideologias, contaminando até aqueles que, nas altas funções que exercem, deveriam zelar pelo humanismo e pelo respeito às mulheres, em atos e palavras”, diz um trecho da Nota.
As representantes das senadoras conclamam ainda os partidos a varrerem a presença de homens torpes em suas fileiras e defendem que o deputado Arthur do Val peça desculpas à nação e às mulheres ucranianas além de sofrer as sanções políticas cabíveis, por tão desastrada fala.
Confira a nota, na íntegra, aqui.