Solução drástica: PSDB cogita acabar após derrota nas eleições de 2024

Lideranças do PSDB acreditam que uma federação com o Solidariedade e o PDT, em discussão, não resolverá os problemas do partido

Aécio Neves | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após o fraco desempenho nas eleições municipais de 2024, uma ala do PSDB sugere a fusão com partidos maiores, como o MDB, de Baleia Rossi, ou o PSD, de Gilberto Kassab. A derrota de José Luiz Datena em São Paulo é vista como mais um indício de que a sigla perdeu o protagonismo alcançado até 2014, quando Aécio Neves disputou a presidência contra Dilma Rousseff (PT). A fusão, antes descartada, agora é considerada uma saída estratégica.

maior acesso ao fundo partidário

Lideranças do PSDB acreditam que uma federação com o Solidariedade e o PDT, em discussão, não resolverá os problemas do partido. Eles buscam maior acesso ao fundo partidário e uma chance de eleger mais deputados e senadores no Congresso. A fusão com o PSD, que elegeu o maior número de prefeitos e possui a maior bancada no Senado, surge como uma opção atraente para os tucanos que não conseguiram cargos executivos.

A possibilidade de aliança com o MDB também ganha força, devido ao seu número expressivo de parlamentares. No cenário de fusão, ambos os partidos teriam que criar um novo estatuto e discutir as regras em conjunto, enquanto uma federação permitiria a união temporária para a eleição de congressistas e a escolha de candidatos únicos para cargos executivos.

não conseguiu eleger nenhum prefeito

Nas eleições de 2024, além de São Paulo, o PSDB disputou em seis capitais brasileiras, mas não conseguiu eleger prefeitos em nenhuma delas. Em 2020, os tucanos haviam conquistado as prefeituras de São Paulo, Natal, Porto Velho e Palmas.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES