STF mantém multa contra Bolsonaro por impulsionar “Lula Flix”

Por 3 votos a 0, Primeira Turma rejeita recurso e confirma punição do TSE por uso do portal “Lula Flix” durante campanha eleitoral; Zanin se declara impedido

Estátua do STF | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Primeira Turma do STF manteve a multa de R$ 40 mil aplicada pelo TSE ao ex-presidente Jair Bolsonaro e sua coligação pelas eleições de 2022, por impulsionar conteúdo negativo contra Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha. Em sessão virtual, os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia formaram maioria ao rejeitar o recurso da defesa, confirmando decisão anterior do relator Dino.

O caso envolve o uso do portal "Lula Flix", que agregava reportagens críticas ao então candidato do PT. A campanha bolsonarista contratou dez inserções no Google que direcionavam usuários – ao buscarem termos relacionados à eleição – para um site pró-Bolsonaro, que exibia em destaque o material do "Lula Flix". O TSE considerou a estratégia uma "burla às regras eleitorais", já que o impulsionamento pago só é permitido para promover conteúdo próprio, não para atacar adversários.

A defesa de Bolsonaro argumentou que se tratava de reportagens de veículos legítimos, protegidas pela liberdade de imprensa, mas os ministros entenderam que houve "ardil" para contornar a legislação. O valor da multa representa o teto previsto para esse tipo de infração. O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido por ter atuado como advogado de Lula, enquanto Luiz Fux tem até sexta-feira (4) para votar.

A decisão reforça o entendimento do TSE de que a campanha bolsonarista usou mecanismos digitais para contornar as regras eleitorais. Em 2022, a Justiça chegou a derrubar parte do conteúdo do "Lula Flix" por conter fake news, mas manteve o portal no ar. O caso agora se encerra no STF, acrescentando mais uma condenação eleitoral ao histórico de Bolsonaro, que já está inelegível até 2030 por decisão do próprio TSE.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES