Ministros do Supremo Tribunal Federal reagiram com surpresa à declaração do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de que a oposição terá votos suficientes, a partir de 2027, para aprovar o impeachment de Alexandre de Moraes. Segundo especialistas, são necessários 54 votos no Senado para destituir um ministro do STF.
Atualmente, o cenário está distante desse resultado. De acordo com o “Placar do Impeachment de Moraes”, plataforma criada pela oposição para mapear o apoio entre os senadores, apenas 36 congressistas se declararam adequadamente. Além disso, 27 senadores estão “indefinidos”, enquanto 17 já se manifestaram contra a proposta.
OBJETIVO DO impeachment
Magistrados do STF veem na declaração uma tentativa de pressionar a Corte, especialmente em relação aos inquéritos conduzidos por Moraes que investigam Jair Bolsonaro (PL) e seu círculo. Eles decidem essa estratégia um movimento para enfraquecer as investigações, mas até o momento, o apoio necessário para que tal ação não tenha ocorrido.
Os ministros também lembram que, em 2026, apenas 2/3 do Senado poderão ser renovados, o que limita mudanças significativas na composição da Casa. Além disso, Bolsonaro não estará na Presidência, o que poderá reduzir a força de seus aliados nas eleições legislativas.
Para mais informações, acesse meionews.com