Na segunda-feira, 23 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a uma maioria de votos favoráveis à condenação de oito réus pelos atos ocorridos em 8 de janeiro, envolvendo a depredação da sede do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto. Com essa decisão, o número de condenados no caso chega a 20.
Até o momento, seis ministros seguiram o voto do relator das ações penais, o ministro Alexandre de Moraes, favorável à condenação dos acusados. No entanto, a sentença final ainda não foi determinada devido a discordâncias no cálculo das penas.
Os réus envolvidos nos processos são Raquel de Souza Lopes, Felipe Feres Nassau, Cibele da Piedade Ribeiro, Charles Rodrigues dos Santos, Orlando Ribeiro Junior, Fernando Placido Feitosa, Gilberto Ackermann e Fernando Kevin da Silva.
O julgamento está ocorrendo na modalidade virtual e será encerrado às 23h59, quando as penas serão definidas. Nesse formato, os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico, sem a necessidade de deliberação presencial. O julgamento teve início com o voto do relator, sendo seguido pelos votos dos demais ministros até o horário limite estabelecido pelo sistema.
(Com informações da Agência Brasil)