A baixaria marcou a última eleição deste ano em todo o Brasil e o vazamento de vídeos íntimos impactaram candidaturas Brasil afora. O MeioNews preparou uma lista dos políticos que já foram vítimas da divulgação de sextapes.
Alissandra Matos
A então candidata a vereadora de Serrinha, Alissandra Matos (PT), fez um desabafo nas redes sociais sobre a difícil situação que enfrentou com o vazamento de um vídeo íntimo dela.
“Não está sendo fácil. As pessoas esquecem que existe uma vida, uma família. Quiseram manchar minha imagem,” declarou Alissandra, emocionada, em uma publicação nos stories do Instagram.
Ela é bacharel em Direito e atua como líder comunitária, com foco na defesa dos direitos das mulheres. Desde 2020, ela desenvolve o projeto “Você Não Está Só”, que oferece suporte jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica.
eric fantin
Após inicialmente negar que fosse o homem nos vídeos íntimos divulgados e até mesmo registrar um boletim de ocorrência, o delegado Eric Fantin (PL), que foi candidato à prefeitura de Brasnorte, voltou atrás e reconheceu ser ele nas imagens. Ele também pediu desculpas à esposa pela situação.
Eric se desculpou publicamente com sua esposa, amigos e a população de Brasnorte, afirmando que foi vítima de um crime, já que as imagens foram capturadas por uma câmera escondida. Ele perdeu a eleição.
barbosa neto
A corrida eleitoral em Londrina, Paraná, foi marcada por polêmicas. Um dos casos mais comentados envolveu o ex-deputado federal e ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), que concorreu à prefeitura. Um vídeo íntimo dele foi vazado recentemente, onde ele aparece nu em frente a um espelho, enviando um beijo para alguém. A gravação, feita por ele mesmo, começou a circular em grupos de WhatsApp relacionados à política local.
Em resposta, Barbosa Neto registrou um boletim de ocorrência e seus advogados estão acompanhando as investigações para identificar os responsáveis pelo vazamento.
carlos leréia
A campanha eleitoral em Minaçu, Goiás, ganhou forte repercussão depois que um vídeo íntimo do atual prefeito, Carlos Alberto Leréia (PSDB), veio a público. Nas imagens, o prefeito aparece em relações sexuais com duas mulheres, e a gravação, aparentemente feita sem o seu conhecimento, logo se espalhou.
O vídeo, que tem uma duração de 7 minutos e 11 segundos, provocou alvoroço e se tornou assunto central no debate político local. O oponente Roger Seabra (União) não perdeu a oportunidade de usar o ocorrido contra Leréia, criticando-o pela postura que, segundo ele, seria incompatível com a de um representante público.
Leréia, por sua vez, não deixou de reagir à provocação de Seabra. Indignado, declarou:
“O que vocês estão fazendo comigo, não se faz com um ser humano. O que vocês estão fazendo comigo, cria vergonha na cara!”. Ele ainda desafiou Seabra a focar o debate em questões mais relevantes, como transporte, saúde e educação, que deveriam ser prioridade na campanha.