Um total de 4.297 eleitores identificados como faltosos pela Justiça Eleitoral no Piauí poderão ter o título cancelado caso não regularizem sua situação no período de 7 de março a 6 de maio. Nesta quarta-feira (20), os cartórios eleitorais de todas as regiões do Estado disponibilizaram ao público as relações contendo os nomes e os números dos títulos desses cidadãos. Apenas em Teresina são 1.630 títulos que podem ser cancelados.
O eleitor faltoso é aquele que não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição. Conforme previsto no Código Eleitoral, enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, o eleitor estará sujeito a uma série de impedimentos.
Os prazos para a execução dos procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais, bem como para a regularização da situação dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e de justificar o voto, estão previstos em Resolução do Tribunal Superior Eleitoral.
Os eleitores que estiverem nessa condição deverão regularizar sua situação nos cartórios no período de 7 de março a 6 de maio.Para saber se você corre o risco de ter o título cancelado, basta acessar o seguinte link e selecionar a publicação do dia 21 de fevereiro: http://www.tre-pi.jus.br/servicos-judiciais/acesso-dje