MEC: Teresina é a melhor capital do Nordeste, revela Ideb

Segundo os dados da Semec, 60% das escolas alcançaram e/ou ultrapassaram as metas estabelecidas para este ano

Aulas | Alunos recebem uma atenção particular na escola | Arquivo Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com sete das dez escolas que apresentaram melhor IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - em 2011 no Piauí, Teresina ocupa atualmente o 1º lugar entre as capitais do Nordeste.

A média da educação municipal foi 5,2 nas turmas de 5º ano, e 4,4 nas turmas de 9º ano, superando as metas projetadas e até as notas nacionais, que ficaram em 5,0 e 4,1.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o crescimento é ainda mais significativo quando analisados os desempenhos de cada escola.

Algumas elevaram suas médias em até 1,2 ponto, ultrapassando as metas elaboradas de acordo com a realidade das unidades de ensino. Segundo os dados da Semec, 60% das escolas alcançaram e/ou ultrapassaram as metas estabelecidas para este ano.

Ganhando destaque nacional, a Escola Municipal Bom Princípio revelou como uma escola pode atingir 7,7, a melhor do Piauí e um dos melhores resultados do Brasil. Em 2009, a escola apresentou IDEB de 6,7.

Com o auxílio de aulas de reforço, maior motivação e dedicação de professores e equipe gestora, este ano o desempenho foi ainda melhor, recebendo até uma visita da revista Veja.

A Escola Municipal Simões Filho também é referência em qualidade, a escola atingiu média 5.5 entre os Anos Finais. De acordo com a diretora Maria de Lourdes, um conjunto de ações positivas colaborou para os bons resultados da educação municipal de Teresina, principalmente a constante avaliação dos desempenhos.

"Temos muitos alunos premiados na escola, incentivamos a participação em olimpíadas, testes, concursos, tudo que complementa o estudo em sala de aula.

Além disso, acredito que a climatização das salas de aula e a dedicação de quem pensa na educação desses jovens, faz toda a diferença", declara a diretora.

O secretário municipal de Educação, professor Paulo Machado, formou uma equipe para percorrer as escolas que avançaram e as que não tiveram maior desempenho, avaliando com os diretores e professores como evoluir ainda mais, mesmo se posicionando em 6º lugar no ranking das capitais do Brasil, tendo ainda três escolas que já superaram as metas projetadas para 2021.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES