O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga hoje mais um recurso do ex-prefeito de Barras, Francisco das Chagas do Rêgo Damasceno, o Manin Rêgo (PMDB). Cassado no início do ano junto com o vice-prefeito, Manoel Almeida, acusado de abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições municipais de 2008, Manin entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Joaquim Lucas, candidato nas eleições suplementares marcadas para 2 de maio .
O relator do processo é o desembargador Raimundo Eufrásio. Além do caso de Barras, o TRE-PI julga ainda uma ação penal contra a prefeita de Luzilândia, Janaína Marques, na terça-feira. O autor da ação é o Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional eleitoral Marco Aurélio Adão. Ela é acusada do crime tipificado no artigo 229 do Código Penal, falsidade ideológica. O desembargador Haroldo Rehem é o relator do processo.
Também estará sendo julgado pela Corte, o prefeito de Antônio Almeida, Alcebíades Borges do Rêgo e o vice, Antonio César Pereira. O recurso contra a expedição de diploma sob acusação de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, é de autoria do candidato que perdeu as eleições de 2008, José Anchieta Pereira dos Santos. O juiz Kássio Nunes Marques é o relator do processo.
Outro recurso contra a expedição de diploma será contra a prefeita e vice de Elizeu Martins, Teresinha de Jesus Miranda Dantas e Tamires Alves Duarte. Marcos Aurélio Guimarães de Araújo e José Washinton de Brito Correia, candidatos a prefeito e vice-prefeito derrotados em 2008 são os recorrentes. Os casos de doações ilegais do pleito de 2006 continuam em pauta. Mais de 20 ações serão julgadas pelo Tribunal esta semana. (S.B.)