Tribunal afasta governadora do Rio Grande do Norte por abuso de poder

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-RN, a decisão foi tomada durante julgamento do recurso eleitoral 547-54

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou nesta terça-feira o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) do cargo. Condenada por abuso de poder econômico e político durante as eleições para a prefeitura de Mossoró, em 2012, Rosalba foi declarada inelegível por 8 anos.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-RN, a decisão foi tomada durante julgamento do recurso eleitoral 547-54, que manteve a cassação dos diplomas da prefeita eleita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e de seu vice, Wellington Filho (PMDB), que já estão afastados. Ao analisarem questão de ordem, os magistrados decidiram aplicar também à governadora a condenação pelos crimes eleitorais.

Rosalba Ciarlini é acusada de uso indevido da máquina pública em benefício de Cláudia Regina, candidata apoiada pelo governo nas eleições municipais. Segundo a denúncia apresentada, Rosalba teria utilizado uma aeronave oficial do Estado para participar de mais de 50 eventos de campanha de sua candidata.

Segundo o TRE-RN, após a publicação do acórdão do julgamento, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será notificada para empossar, em um prazo de 24 horas, o vice-governador, Robinson Faria (PSD). Não há, porém, previsão de data para essa publicação.

O Terra tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do governo, mas até as 19h30, as ligações não foram atendidas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES