A versão final do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Piauí foi aprovado na 90ª sessão ordinária do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça.
A construção da Estratégia foi realizada por meio de processo participativo e democrático, com o apoio dos magistrados e servidores das áreas administrativa e judicial, que participaram dos ciclos de Líderes Avançados, realizados durante a I Jornada do Planejamento Estratégico 2021.
O público externo (OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e jurisdicionados) também contribuiu através da consulta pública realizada para esse fim.
O resultado desse processo de construção possibilitou rica discussão e amplo conhecimento sobre importantes aspectos do TJPI, em especial pelo novo modelo de trabalho imposto pela pandemia do coronavírus, aprimoramento de técnicas de gestão, aperfeiçoamento e preparação para atuação da instituição para os próximos seis anos.
Na sessão, a secretaria de gestão estratégica apresentou todos os documentos que formam o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Piauí – ciclo 2021/2026, como o documento do planejamento, o painel de indicadores e a cesta de iniciativas, os quais serão disponibilizados apenas em formato eletrônico em atenção a um dos objetivos estratégico institucional que é “tornar o TJPI mais sustentável”.
A secretária Lanny Cléo enfatizou a responsabilidade compartilhada de todos que fazem parte do Poder Judiciário do Piauí, a fim de que conheçam desses documentos para que as ações, metas e objetivos neles dispostos norteiem suas atividades cotidianas e assim possam contribuir para a concretização da MISSÃO do TJPI de “Assegurar a Justiça e a Pacificação Social” e, consequentemente, da sua VISÃO de “Ser reconhecido pela sociedade como uma instituição que realiza a Justiça de forma efetiva”.
A secretária finalizou sua exposição com a exibição do vídeo institucional que sintetiza o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Piauí – ciclo 2021/2026.