O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou neste domingo (8) a necessidade urgente de um "cessar-fogo imediato" entre Ucrânia e Rússia, além de propor que os dois países iniciem negociações para encerrar a guerra.
“Deve haver um cessar-fogo imediato e as negociações devem começar. Muitas vidas são desperdiçadas desnecessariamente, muitas famílias destruídas e, se isso continuar, pode virar algo muito maior e muito pior”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Trump também afirmou que o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, estaria disposto a negociar um acordo para colocar fim ao conflito, descrevendo a situação como uma "loucura".
Encontro em Paris
No sábado (7), Trump e Zelensky estiveram em Paris, onde foram recebidos pelo presidente francês, Emmanuel Macron. A reunião, realizada antes da cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame, durou 35 minutos e terminou com um cumprimento entre Trump e Zelensky, gesto que sinaliza possíveis avanços diplomáticos em meio ao prolongado conflito.
As declarações e encontros de Trump reforçam o papel dos Estados Unidos na mediação de uma possível resolução para a guerra, que tem devastado a Ucrânia e gerado impactos globais.