Uma nova pesquisa do New York Times em parceria com o Siena College, divulgada neste sábado, mostra Donald Trump à frente de Joe Biden em uma simulação eleitoral para a presidência dos EUA. Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados votariam em Trump, enquanto 43% escolheriam Biden, com 10% indecisos.
Além disso, a pesquisa indica que Biden alcançou seu nível mais alto de desaprovação desde que assumiu o cargo, com 47% dos entrevistados desaprovando fortemente sua gestão. A maioria dos respondentes (65%) acredita que os EUA estão na direção errada, e 43% afirmam que as políticas de Biden foram prejudiciais para suas vidas, enquanto apenas 18% perceberam impacto positivo em sua gestão.
A PESQUISA BUSCOU ENTENDER o que o eleitorado pensa sobre a escolha de Biden como candidato democrata à reeleição. E uma diferença quase imperceptível foi observada: para 46%, ele deveria de fato ser o candidato; para 45%, outra pessoa deveria estar no lugar.
REJEIÇÃO
O cenário para Trump também mostra ampla rejeição, de todo modo. Dos participantes, 43% sinalizam que têm opinião muito desfavorável em relação ao ex-presidente, o favorito para representar o Partido Republicano na corrida presidencial deste ano. Apenas 22% afirmam ter uma visão muito favorável. Para Joe Biden, a cifra desfavorável é semelhante: 42% afirmam ter uma opinião muito ruim sobre ele, enquanto apenas 14%, bem menos do que em relação a Trump, cultivam uma visão muito favorável.
GUERRA NA UCRÂNIA E IMIGRAÇÃO PELA FRONTEIRA COM O MÉXICO
Para 59%, mais apoio econômico e militar deve ser fornecido pelos EUA a Kiev. E, para 50%, a busca por asilo nos EUA para os que entram pela fronteira sul do país deve ser dificultada.
TRUMP COMETEU OU NÃO CRIMES FEDERAIS GRAVES?
Para 53%, a resposta foi "sim". Para outros 36%, foi "não".
SOBRE OS DADOS TÉCNICOS DA PESQUISA
- Pesquisa conduzida pelo New York Times em parceria com o Siena College.
- Entrevistados: 980 eleitores registrados em todo o país.
- Idiomas: Inglês e espanhol.
- Meios de contato: Telefones celulares e fixos.
- Período da pesquisa: 25 a 28 de fevereiro.
- Taxa de resposta: 823 completaram todas as respostas, com uma pequena margem não respondendo a alguns itens.
- Margem de erro: 3,5 pontos percentuais no geral, 4 pontos entre os que responderam todas as questões.
(Com informações da FolhaPress)