TSE cogita sessões extras para julgar recursos pendentes

Presidente Cármen Lúcia vai avaliar número de processos antes de decidir

Plenário do TSE | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, cogita convocar sessões extraordinárias na próxima semana para acelerar o julgamento de recursos pendentes referentes a candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano. Normalmente, as sessões do TSE acontecem às terças e quintas.

A convocação de sessões extras dependerá de uma análise da quantidade de processos, que a ministra pretende fazer no final de semana, segundo informou o site do tribunal. O segundo turno das eleições municipais está marcado para o próximo dia 28 em 50 cidades (saiba quais são).

Desde setembro, o TSE recebeu cerca de 8 mil recursos de candidatos que tiveram os registros de candidatura indeferidos pela primeira instância e depois pelos tribunais regionais eleitorais.

Na última quinta, o tribunal julgou um desses casos - o do candidato a prefeito de Osasco (SP), Celso Giglio (PSDB), que teve a candidatura vetada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com base na Lei da Ficha Limpa. Por unanimidade (sete votos a zero), o TSE manteve a decisão do TRE-SP.

Giglio foi o mais votado em Osasco (149.579 votos). Com o indeferimento do recurso, pode ser proclamada a vitória do segundo colocado, Jorge Lapas (PT), que obteve 138.435 votos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES