O campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Floriano foi contemplado com um Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História, adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado Dr. Francisco Costa.
O evento contou com as presenças do reitor Evandro Alberto, o prefeito Joel Rodrigues, João Lucas, representando os alunos, professores, a professora Ariete Bento, diretora do campus, e o deputado Dr. Francisco.
O laboratório é equipado com computadores, móveis e materiais adequados à produção do conhecimento histórico e vai contribuir para a formação dos estudantes como pesquisadores e facilitará a escrita da História e Memória de Floriano e cidades circunvizinhas.
Francisco Costa disse estar feliz de contribuir para uma estrutura que qualifica ainda mais o curso, dando melhores condições de trabalho ao corpo docente e de aprendizagem aos acadêmicos.
O Laboratório será usado para coleta de dados em fontes históricas escritas, orais, também imagens, publicações periódicas, documentos que possam contribuir para a construção da História do Sul do Piauí. Depois, as fontes serão digitalizadas, armazenadas, catalogadas e disponibilizadas para pesquisas em História.
De acordo com o prefeito, a cidade de Floriano ainda não dispõe de um Instituto Histórico, nem de Arquivo Público, deixando a particulares a tarefa de ‘guardar’ muitos materiais que poderiam vir a ser usados como fontes de história para a produção do conhecimento historiográfico da cidade”. O Laboratório supre essa carência ao ser um espaço de armazenamento dos vestígios históricos da cidade.