À medida que outubro se aproxima e o clima eleitoral esquenta, partidos políticos de Teresina intensificam o debate e a formulação de estratégias para definir suas chapas para a disputa proporcional. Com 29 vagas disponíveis na Câmara Municipal, as metas estabelecidas pelas legendas evidenciam um otimismo que, se concretizado, demandaria uma Câmara duas vezes maior.
Com a possibilidade de lançar até 30 candidatos para concorrer às vagas no Legislativo, as projeções feitas pelas siglas desenham um cenário quase utópico. O Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, almeja conquistar 9 vagas, enquanto o PRD e o PL visam cada um a 6 cadeiras. Os Progressistas e o MDB miram em 5 vagas cada, seguidos de perto por PSD e PDT, que aspiram a 4 lugares cada. Republicamos e Avante estimam até 3 eleitos. Por sua vez, o PSB, PMB, Rede/PSOL e o NOVO trabalham para consolidar até 2 cadeiras.
Nesse cenário de ambições elevadas, alguns partidos também se articulam, mas evitam explicitar uma meta: é o caso do Solidariedade, de Evaldo Gomes. "Muito cedo", resumiu.
Incógnitas
Já o PMN ainda não decidiu se lançará candidatos. Outras legendas como UB, PSDB/Cidadania, DC e Agir ainda estão no processo de definição de suas estratégias.
Com o calendário eleitoral pressionando, os partidos trabalham arduamente para cumprir todos os prazos. Um período crucial se aproxima entre 7 de março e 5 de abril, quando políticos que buscam a reeleição ou pretendem disputar a prefeitura podem mudar de partido. A filiação partidária necessária para se candidatar nas eleições de 2024 deve ser finalizada até 6 de abril, mesma data limite para o registro dos estatutos partidários no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Candidatos interessados em concorrer devem ter seu domicílio eleitoral no município de interesse até esta data. Além disso, políticos que ocupam cargos executivos e desejam concorrer a diferentes posições precisam renunciar a seus mandatos até o dia 6 de abril, consolidando suas intenções eleitorais.
Meta de eleitos por partido
PT – 9
PRD – 6
PL -6
Progressistas – 5
MDB - 5
PSD – 4
PDT - 4
Republicanos - 3
Avante – 3
PSB – 2
PMB - 2
Rede/PSOL – 2
NOVO - 2
Não tem certeza se vai lançar
PMN
Preferiu não fazer uma projeção
Solidariedade
Também entrarão (ou não) na briga
UB
DC
Agir