O vereador Lucas Pavanato (PL-SP), conhecido por suas posições alinhadas ao bolsonarismo, gerou polêmica neste domingo (5) ao publicar uma mensagem em sua conta no X, antigo Twitter. Na postagem, ele afirmou: “‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres perderam a premiação, deixe sua risada.”
A publicação foi rapidamente corrigida por meio do recurso “nota da comunidade”, que usuários da plataforma utilizam para esclarecer informações erradas. A gafe fez com que Pavanato se tornasse um dos assuntos mais comentados no X, sendo alvo de críticas e ironias.
Um internauta reagiu à postagem com sarcasmo:
“O vereador mais votado do Brasil torcendo contra um filme nacional. Bolsonarismo sempre muito patriota.”
Histórico de fake news
A repercussão negativa se soma ao histórico do vereador, que já foi condenado por divulgar informações falsas. Em 2022, Pavanato e o ex-vereador Fernando Holiday foram sentenciados pela Justiça Federal do Distrito Federal após espalharem fake news envolvendo a cantora Maria Gadú.
Na ocasião, ambos afirmaram que o pagamento do cachê da artista havia sido bloqueado devido a um suposto showmício realizado em São José dos Campos durante a campanha eleitoral daquele ano. A informação era falsa, conforme reconheceu o juiz Marllon Souza, que destacou: “[os] fatos demonstram a falta de boa fé dos autores”.
O episódio ocorreu após Maria Gadú exibir uma toalha com o rosto do então candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento. Mesmo sem respaldo legal, Pavanato e Holiday ingressaram com uma ação judicial para tentar suspender o pagamento do cachê e, em seguida, divulgaram nas redes sociais que teriam conseguido bloquear o valor, o que não era verdade.