As câmeras que transmitiam a 174ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, captaram o momento em que o vereador Professor Lincon (Cidadania) se aproximou do colega Carlim Imperador (Pros), que é negro, e emitiu sons semelhantes aos gritos de um macaco.
O caso aconteceu na manhã dessa segunda-feira (13). Nas imagens, é possível ver Lincon e Carlim discutindo durante uma votação para um projeto local. Um terceiro vereador tenta conter os ânimos, em vão. De repente, Lincon passa a imitar um macaco, e todos se calam.
Carlim Imperador reagiu a situação e disse que é “inaceitável”. “É lamentável que um vereador, que também se apresenta como professor, tenha proferido insultos e gestos de cunho racial, vinculando um colega vereador negro a um macaco, especialmente dentro do ambiente legislativo”, começou o vereador.
“É fundamental ressaltar que o debate e a discordância política fazem parte e devem ocorrer em um ambiente de respeito mútuo, e não como palco para ofensas pessoais e discriminatórias, especialmente aquelas relacionadas à raça. Em um parlamento isento e imparcial, seria razoável esperar que tal comportamento resultasse na perda do mandato de vereador”, pontuou.
Carlim declarou, ainda, que “tomará todas as medidas cabíveis para responsabilizar o vereador Lincon Albuquerque”.