Projeto de Lei que institui o Serviço de Táxi-Lotação como transporte alternativo para população, de autoria do vereador Leonardo Eulálio (PL) foi lido na Câmara Municipal de Teresina nesta quarta-feira, 2. Nesta pandemia, o vereador diz que Teresina enfrenta grave problema de transporte público e o impasse entre o Poder Público e as instituições privadas vai se alastrar por um bom tempo e a CPI do transporte coletivo vai durar um bom período e a população precisa de uma solução urgente.
Mediante pesquisa e em acordo com cooperativas e Sindicato de Taxistas foi elaborado o projeto de lei, que permite aos táxi-lotação fazer o mesmo percurso dos ônibus, seguindo a padronização da Prefeitura de Teresina, com valores acordados entre o ente que representa os profissionais e a PMT junto com a Strans.
"Essa inovação no transpote público já existe em outras cidades. A modalidade é regulamentada e funciona em várias cidades, como Brasília, São Luís, Imperatriz e outras", diz, enfatizando que essa modelagem de transporte é uma alternativa para Teresina.
Neste momento de dificuldade, tem certeza de que esse método não implica em custo para Prefeitura, já que os carros são de propriedade dos taxistas que, no momento, passam por dificuldade econômica por causa da pandemia.
Os táxis estão bem equipados, revisados e são auditados anualmente. "Temos de um lado uma classe trabalhadora sacrificada pela pandemia e, de outro lado, uma população que não consegue se locomover e queremos dar condições de conforto e segurança com um valor justo, resgatar a classe trabalhadora e ao mesmo tempo regular o transporte por meio desse projeto de lei", diz, informando que terá audiência com prefeito para tratar sobre o assunto.
O projeto teve o apoio da vereadora Teresinha Medeiros (PSL), que apoia essa alternativa e com as formas variadas de transporte para Teresina. "É uma nova modalidade e a sociedade deve ter essa oportunidade e se adequar a um sistema que dê opção de qualidade e mobilidade das pessoas. Teresina vive um sistema falido", diz, enfatizando que se a atual modalidade não dá condições necessárias para o povo tenha suas necessidades atendidas.
"O projeto é louvável, pois oferece outra alternativa de transporte público para cidade e tira do anonimato os ligeirinhos", explica, declarando que esses profissionais conduzem a população e precisam trabalhar dignamente.
Relatórios do Hospital do Dirceu
Na sessão, o vereador Leonardo Eulálio (PL) falou do encaminhamento de relatório de funcionamento do Hospital do Dirceu. "Toda administração tem que ser acompanhada por meio de dados e aqui apresentamos os dados epidemiológicos, com informações sobre como o hospital se comporta diante da pandemia", disse o vereador, declarando que espera que ao aumentar o ritmo de vacinação e a pandemia diminuir, o hospital volte a fazer as cirurgias eletivas.