O Ministério Público do Paraná cumpriu, na manhã nesta terça-feira (5), três mandados de busca e apreensão durante uma investigação sobre o possível uso de cargo público de um vereador para burlar a fila de exames da Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio, município localizado a cerca de 70 quilômetros da capital Londrina (PR).
Segundo o MP, o objetivo da ação era apreender provas relacionadas a prática conhecida como “Fura-fila do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
O promotor de Justiça, Erinton Cristiano Dalmaso, destacou que o vereador teria planejado uma forma de conseguir angariar pacientes para acelerar a obtenção de consultas e exames. Dalmaso ressaltou que diversos documentos e celulares que comprovavam as irregularidades foram apreendidos e serão encaminhados à perícia.
O MP destaca que as ordens judiciais foram cumpridas nas residências do vereador e de uma assessora e em seu gabinete na Câmara Municipal.
Além disso, as investigações buscam verificar a possível prática de fraudes administrativas do vereador (atualmente com mandato eletivo) que, por sua vez, tinha o intuito de conseguir promoção pessoal e política com a personalização de serviços dos órgãos públicos de saúde.