A vereadora recém-eleita Renata Falzoni (PSB-SP) se envolveu em um incidente com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) nesta quinta-feira, 7, durante um protesto contra o corte de árvores na Rua Sena Madureira, na Zona Sul de São Paulo. O corte das árvores é necessário para a construção de dois túneis na região, conforme a justificativa da prefeitura, o que tem gerado protestos por parte de moradores locais.
Falzoni visitou a área das obras e, como forma de manifestação, decidiu pular os tapumes que cercavam o local e abraçar uma das árvores. A GCM foi chamada e retirou a vereadora do local. Após o ocorrido, Renata Falzoni compartilhou um relato do protesto em suas redes sociais.
— Em um momento de extrema emoção eu pulei a grade, que é relativamente baixa, vim aqui, abracei essa árvore, que acabou tendo mais alguns minutos de vida [...] Mesmo assim a gente não conseguiu brecar esse crime ambiental, saio daqui derrotada — disse a vereador em publicação nas redes sociais.
Um abaixo-assinado de moradores, conselheiros municipais e integrantes da associação de moradores da Vila Mariana reclama das obras. Segundo o texto, a construção dos dois túneis desmatará 180 árvores, “algumas das quais são centenárias”. “Além disso, não resolverá o problema que se pretende resolver, devido à demanda induzida: com a facilitação do uso do automóvel na cidade, mais pessoas utilizarão carros e a cidade terá mais congestionamentos", diz a nota.
O abaixo-assinado já conta com mais de 14 mil assinaturas.