O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), se afastou do cargo por 15 dias devido a uma pneumonia. Internado na sexta-feira (3) com insuficiência respiratória, Noman segue em tratamento na UTI do Hospital Mater Dei, onde permanece sedado e sob ventilação mecânica. O vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assumiu a administração municipal neste sábado (4), conforme comunicado oficial.
orientação médica
Segundo nota da prefeitura, o afastamento de Fuad ocorre conforme orientação médica, alterando seu pleno restabelecimento. Exames confirmaram que a pneumonia foi causada por insuficiência respiratória aguda. Apesar de apresentar melhorias, ainda não há previsão de alta, conforme boletim médico divulgado neste sábado. Esta é a quarta internação de Noman desde novembro de 2024.
O prefeito tem enfrentado complicações de saúde desde o final de novembro, incluindo internações por dores nas pernas, pneumonia e diarreia, associadas ao tratamento de câncer. Em julho do ano passado, Fuad Noman foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin, tendo iniciado o tratamento imediatamente após a descoberta. O câncer está em remissão, conforme confirmação de exames em dezembro.
Álvaro Damião, que assume interinamente a prefeitura, é jornalista e foi eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020. Damião, com uma longa carreira na comunicação, é conhecido por seu trabalho na TV Alterosa e na Rádio Itatiaia, além de atuar em projetos sociais na capital mineira.
Para mais informações, acesse meionews.com