Vídeo! “Ao invés de chorar, caia na realidade”, dispara Lula para Bolsonaro

O presidente da República, em viagem ao Japão, comentou a decisão do STF de tornar o líder da direita réu.

Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre Bolsonaro ter se tornado réu.  | Reprodução Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre Bolsonaro ter se tornado réu. | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Durante sua visita oficial ao Japão, o presidente Lula (PT) comentou nesta quarta-feira (26) a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Em entrevista coletiva, Lula criticou a postura do adversário político e afirmou que ele precisa enfrentar os fatos.

“Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”, declarou o presidente, referindo-se à decisão unânime do STF, que acolheu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros aliados.

Lula também fez duras acusações sobre as intenções do ex-presidente e seus apoiadores durante o período eleitoral. 

É visível por todas as provas que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente, para o nosso assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral Brasileira. E todo mundo sabe o que aconteceu nesse país.

O petista afirmou que Bolsonaro tem plena noção dos atos que praticou e criticou seu discurso de vitimização. 

Não adianta ele ficar fazendo bravata dizendo que está sendo perseguido. Ele sabe o que cometeu. Só ele sabe o que fez. Ele sabe que não foi correto. Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento.

Além disso, Lula reforçou sua posição contrária aos pedidos de anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando grupos ligados a Bolsonaro depredaram prédios públicos em Brasília. Para o presidente, essa estratégia apenas confirma a culpa do ex-mandatário.

Quando ele pede anistia antes do julgamento, significa que ele está dizendo que foi culpado. Prova que é inocente, e vai ficar livre. Como ele não tem como provar que é inocente, ele fica tentando fazer provocação ainda na sociedade brasileira.

Por fim, Lula ressaltou que o processo não se trata de um julgamento pessoal, mas sim de um episódio grave contra a democracia

Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado. É um golpe de Estado que está sendo julgado. É a conduta desse cidadão que está sendo julgada. Então, eu penso que, se ele for culpado, ele tem que se contentar com a punição. Isso vale para todos os 213 milhões de habitantes. Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com